
A socieade atual está repleta de pessoas sem sentimentos ao próximo. Quando vemos alguém na pior, não pensamos nesse, queremos apenas saber do que é melhor para nós, a vida é feia de falsas visões em relação aos outros. O rico, não quer saber nem ao menos como é a vida do pobre, do inferior, só quer tomar o seu champagne, fumar o seu charuto e andar de mercedes. Claro que há excessões, mas elas são raras. Mortes e tragédias com desconhecios, ladrões e traficantes, ninguém chora, mas a morte de um famoso, o mundo todo sente, por mais que esse faça coisas piores do que pequenos bandidos. Michael jackson morreu, era um grande músico, sem dúvidas, mas fez diversas coisas absurdas durante a sua vida, agora ninguém se lembra mais, apenas o idolatram mesmo os que não gostavam dele. As pessoas são facilmente influenciadas por outras, basta ter fama e fingir possuir carinho pelo povo, que um astro pode mudar a opinião das pessoas em segundos, esse mundo é repleto de pessoas falsas e sem personalidade própria.
Todos possuímos os mesmos direitos e deveres perante a socieade, infelizmente, isso acontece apenas na folha, na teoria. Ná prática tudo é diferente, algumas pessoas não possuem lugar para morar e outras andam de porsche pelas ruas. Esse mundo vai parar aonde? A riqueza mexe muito com a cabeça das pessoas, o ser humano é muito ganancioso, sentimento pelo próximo praticamente não existe, só se é bondoso quando se quer algo em troca.

Subir favela, nenhum jogador de futebol ou músico sobe, saber falar em propagandas que querem ajudar o mundo é fácil, o difícil é agir. Acredito que existem pessoas sinceras, verdadeiras, que realmente querem ajudar, mas o que é feito hoje em dia não é o bastante. Ricos não deveriam ter medo de subir em vilas ou ir em países subdesenvolvidos, se perderem esse medo e ajudarem os que precisam certamente, muito se melhoraria. Pessoas não tem o que comer, estão cheias de doenças.
Gostei de relatar sobre esta área em relação a desigualdade social para ver se alguém se liga que não é brincadeira o que esté acontecendo, Temos que sair do nosso mundo próprio, devemos olhar a vida do jeito que ela é, sem fantasias.
Encontrei um vídeo na internet que mostra imagens do que relmente é a nossa sociedade, das pessoas que vivem nela e não são valorizadas.
Comentei no blog dos seguintes colegas:
- Alain lerpiniere- 301
- Alex L- 302
- Alane Nardi- 301
João,
ResponderExcluirMuito bom o teu texto, ele mostra uma consciência voltada aos problemas enfrentados pela sociedade, principalmente aos vinculados à desigualdade entre cidadãos. Porém João, não podemos considerar as pessoas com baixo poder aquisitivo de inferiores, são apenas indivíduos que por questões estruturais da sociedade não conseguiram alcançar onde o capitalismo nos impõem que alcancemos. Sendo assim, nessa classe social há uma riqueza cultural, há uma riqueza social, principalmente ligada a solidariedade, mas não há uma riqueza econômica. Concordo contigo quando dizes que os direitos dos cidadãos ficam limitados a uma bela redação e fechados dentro de um livro. Falta-nos uma consciência política e social para que juntos possamos reivindicar nossos direitos e utilizar a constituição para embasar nossas reivindicações. Somente com a ação coletiva poderemos modificar a situação de descaso público. Como fazer isso? O primeiro passo é tomar ciência dessa realidade. Continuemos nossas reflexões para adquirimos essa consciência da nossa realidade social. Adorei as fotos que trouxeste para ilustrar o tema trabalhado bem como o vídeo que indicaste, pois este traz um jogo de imagens que nos permite visualizar este fenômeno da desigualdade em nosso país.
Um abraço.